Top 12 Melhores Brinquedos Educativos 2 a 3 anos em 2023

· 3 min read
Top 12 Melhores Brinquedos Educativos 2 a 3 anos em 2023

Neste estágio a criança começa a fazer releituras, onde se distancia do seu próprio trabalho e a cópia (o que não é uma atitude positiva, como a releitura, pois interfere no desenho da própria criança). A criança pode insinuar um plano, mas não existe uma intenção consciente - não de início. Aos poucos ela vai colocando suas figuras entre duas linhas horizontais (uma na parte superior do papel representando o céu e outra na parte inferior representando o chão); As figuras começam a ganham um “cenário” próprio (fig.9). O espaço representativo transforma-se em figurativo (espaço “agido” e “vivido”) e este, por sua vez, está sempre atrasado em relação ao espaço perceptivo da criança. A criança não desenha tudo o que sabe, mas sim, o que sente.

  • Assim, elas podem pensar de uma forma mais ampla, usar a imaginação e criar coisas novas.
  • Descubra o papel das redes sociais no processo de aprendizagem das crianças com a psicopedagoga Monique Gonçalves.
  • Acho que com estas dicas você poderá começar seu projeto, e depois colocar mais coisas, como árvores, postes, dentre outros.
  • E quando chegar o momento de “descobrir” que papai Noel e coelho nunca existiram será o momento de entender que nem tudo é perfeito e que a partir dali deverão aprender a lidar com frustações, o que é muito saudável.
  • Olha se for isso você pode colocar na maquete alguns símbolos do Natal, como o presépio, que conta o nascimento de Jesus, pastores, a estrela de Belém, e tudo pode ser feito com isopor, massinha de modelar ou com bonecos.
  • Isso mostra que é preciso tomar cuidado e escolher com sabedoria o sapatinho que você irá comprar para seu filho em determinada fase da vida dele.


Para crianças muito pequenas, criar arte é uma atividade de exploração sensorial. Elas gostam da sensação de passar o giz no papel e de ver uma mancha de tinta crescer. Além de ser uma atividade que os entretém, a pintura tem um papel significativo em seu desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional, o que a transforma em algo ainda mais positivo e que deve ser estimulado pelos pais, avós, tios e cuidadores. Esperamos que as dicas sejam úteis para o seu cotidiano com filho e filha, trazendo praticidade, conforto e alegria nos momentos de brincadeira e na rotina da família. A coleção Todo Mundo Tem um Amigo é uma ótima referência para você escolher o estilo de roupa infantil do seu filho ou filha. As memórias afetivas impactam todas as fases da nossa vida, desde o tempo de criança até a vida adulta.

Dentes - Saúde Bucal




À medida que a criança vai crescendo a sua noção de organização, de si mesma, do seu meio, da sua cultura (etc...) se tornam mais complexas, formando redes de conhecimentos que podem ser exteriorizados com mais facilidade e “maestria”. Dependendo do tamanho do quarto, você pode separar um lado para cada criança e determinar isso com diferentes quadros na parede, roupas de cama, almofadas e pelúcias, prateleiras com brinquedos e itens de decoração... Esse truque também costuma dar certo em quartos divididos por meninos e meninas que tem gostos bem diferentes. Tomar banho é também fundamental para garantir a limpeza do nosso corpo.


Filmes Para Aprender Com Seus Filhos!


Outro dado bastante preocupante que também foi levantado no estudo é que 66% não tiveram incentivo à leitura durante a infância. Por isso, acompanhe a hora da leitura e incentive/parabenize a criança por esse momento. Dessa forma, a criança vai associar a leitura com momentos bons, confortáveis e de muito afeto. Entenda que nesta idade a criança demonstra ter vontade própria, testa limites e fala muito a palavra não.

Causas Do Autismo: 4 Dicas Para As Famílias Com Tea


Continue estimulando a criança para que ela se torne independente em atividades de autocuidado diário, como na hora da alimentação , no momento do banho e de se vestir.  conjunto infantil feminino inverno  visuais são atrativos para crianças  de 1 ano e 6 meses em diante. Por isso, mostre figuras em livros e revistas e ensine os respectivos nomes a elas. Ofereça brinquedos de encaixe para que a criança possa manipular sozinha.